O campo de atuação dos psicólogos e assistentes sociais está em expansão a partir da regulamentação da Lei 13.935 de 2019, que prevê a obrigatoriedade das redes públicas de educação básica (municipais, estaduais e federal) de disporem dos serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, compondo as equipes multiprofissionais.

📚 Por este motivo, estamos lançando o Curso de Formação em Psicologia Escolar: regulamentação, institucionalização e expansão do campo de atuação.

📓 O curso tem por objetivo formar profissionais com uma visão crítica e abrangente da realidade do campo escolar e com condições de atuarem dentro de suas competências, e de acordo com o seu papel com base em sua formação, dentro de escolas, compondo equipes multidisciplinares, no planejamento de projetos individuais ou institucionais.

🖥️ O curso está estruturado em quatro módulos, cada um compreendendo dois meses de estudos síncronos e assíncronos e um mês destinado à elaboração de artigo científico.

📧 Data de início: 14/10/2021.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O Curso está estruturado em quatro módulos, cada um compreendendo dois meses de estudos síncronos e assíncronos e um mês destinado à elaboração do artigo científico.

MÓDULO 1 – Lei 13.935 de 2019

– A partir da Lei 13.935 de 2019 contextualizar a obrigatoriedade do serviço de Psicologia Escolar e de Assistência Social nas redes públicas de educação básica brasileiras, em seus sistemas: federal, estadual e municipal.

– O que muda com a promulgação da Lei.

– Ampliação das oportunidades materiais e objetivas de atuação dos psicólogos e assistentes sociais na educação, constituindo sua identidade profissional a partir do princípio da práxis (indissociabilidade entre teoria e prática).

– Perspectiva histórica da psicologia escolar como campo de atuação (lei tramitando há 20 anos no Congresso Nacional). 

MÓDULO 2 – A inserção do psicólogo e do assistente social na equipe multiprofissional escolar

– Introdução dos psicólogos e assistentes sociais nas equipes multiprofissionais e demais agentes escolares – estudantes, professores e famílias, com ênfase nos professores.

– O trabalho da equipe multiprofissional frente ao projeto político-pedagógico (PPP) da escola.

MÓDULO 3 – Apresentando a BNCC – Projeto de vida: ser ou existir?

– Contextualização da BNCC: sua promulgação (2018) e sua implementação. O que tem sido feito pelos CFP e CRPs quanto à garantia da implementação desta legislação.

– Trabalhando o “projeto de vida: ser ou existir?”

– Como podem atuar os psicólogos escolares e assistentes sociais: desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, e transversalizando os currículos escolares.  

– A introdução da orientação profissional: com ênfase no projeto profissional em consonância com o projeto de vida, competência proposta pela BNCC (a importância da educação formal na constituição do ser humano).

MÓDULO 4 – Biblioterapia como recurso

– Sentir: ter experiência a partir de uma vivência.

– Compreender: historicizar a criação da biblioterapia.

– Criar: com os recursos acumulados uma vivência.

– Praticar: execução de técnicas.


CRONOGRAMA DAS AULAS SÍNCRONAS:


Às quintas-feiras, das 19h30 às 21h: 
2021
Outubro: 14 e 28 – Módulo 1.
Novembro: 11 e 25 – Módulo 1. 
Dezembro: 09 e 16 – Módulo 2. 
2022
Janeiro: 13 e 27 – Módulo 2.
Fevereiro: 10 e 24 – Módulo 3. 
Março: 10 e 24 – Módulo 3. 
Abril: 07 e 21 – Módulo 4. 
Maio: 05 e 19 – Módulo 4. 
Junho: finalização da elaboração do artigo científico.
Julho: entrega do artigo científico.


CERTIFICAÇÃO:

Para ter direito ao certificado é exigida presença de no mínimo 75% nas aulas, entrega na totalidade das tarefas por EaD e elaboração e apresentação de artigo científico.


INSCRIÇÃO:

R$ 150,00.

INVESTIMENTO – MENSALIDADES:

Profissionais: 9 x R$236,00 (cartão de crédito, boleto ou transferência identificada programada).
Pagamentos por Instituições: 9 x R$315,00.


📍 Para mais informações entre em contato pelo e-mail:

institutodoser@gmail.com ou pelo WhatsApp: (48) 99661-9223


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    Fone: (48) 3024-6030
    E-mail: institutodoser@gmail.com
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    De segunda á sexta
    Das 8h às 18h

    Localização

    Rua Ver. Guido Bott, 88
    Bairro: Santa Mônica
    Cep.: 88035-130
    Florianópolis/SC