📌 O campo de atuação dos psicólogos e assistentes sociais está em expansão a partir da regulamentação da Lei 13.935 de 2019, que prevê a obrigatoriedade das redes públicas de educação básica (municipais, estaduais e federal) de disporem dos serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, bem como para atuarem frente aos preceitos do Novo Ensino Médio (Lei 13.415 de 2017), compondo as equipes multiprofissionais.

📚 Por este motivo, estamos lançando o Curso de Formação em Psicologia Escolar para atuação no Novo Ensino Médio – Lei 13.415/2017 e a Lei 13.935/2019.

📓 O curso tem por objetivo formar profissionais com uma visão crítica e abrangente da realidade do campo escolar e com condições de atuarem dentro de suas competências, e de acordo com o seu papel com base em sua formação, dentro de escolas, compondo equipes multidisciplinares, no planejamento de projetos individuais ou institucionais.

🖥️ Está estruturado em quatro módulos, cada um compreendendo dois meses de estudos síncronos e assíncronos, e um mês destinado à elaboração de artigo científico, totalizando nove meses de atividades.

📧 A primeira turma terá início em 08/03/2022.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


O Curso está estruturado em quatro módulos, cada um compreendendo dois meses de estudos síncronos e assíncronos e um mês destinado à elaboração do artigo científico.

MÓDULO 1 – Novo Ensino Médio – Lei 13.415 de 2017
– Contextualização do Novo Ensino Médio, promulgação e implementação da BNCC. O que tem sido feito pelos CFP e CRPs quanto à garantia da implementação desta legislação.
– Trabalhando o “projeto de vida: ser ou existir?”
– Como podem atuar os psicólogos escolares e assistentes sociais na Educação Básica e mais especificamente no Novo Ensino Médio: desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, e transversalizando os currículos escolares.

MÓDULO 2 – Lei 13.935 de 2019
– A partir da Lei 13.935 de 2019 contextualizar a obrigatoriedade do serviço de Psicologia Escolar e de Assistência Social nas redes públicas de educação básica brasileiras, em seus sistemas: federal, estadual e municipal.
– O que muda com a promulgação desta Lei.
– Ampliação das oportunidades materiais e objetivas de atuação dos psicólogos e assistentes sociais na educação, constituindo sua identidade profissional a partir do princípio da práxis (indissociabilidade entre teoria e prática).
– Perspectiva histórica da psicologia escolar como campo de atuação (lei tramitando há 20 anos no Congresso Nacional).
– A introdução da orientação profissional: com ênfase no projeto profissional em consonância com o projeto de vida, competência proposta pela BNCC (a importância da educação formal na constituição do ser humano).

MÓDULO 3– A inserção do psicólogo e do assistente social na equipe multiprofissional escolar
– Introdução dos psicólogos e assistentes sociais nas equipes multiprofissionais e demais agentes escolares – estudantes, professores, gestores e famílias, com ênfase no trabalho com os professores.
– O trabalho da equipe multiprofissional frente ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

MÓDULO 4 – Biblioterapia como recurso
– Sentir: ter experiência a partir de uma vivência.
– Compreender: historicizar a criação da biblioterapia.
– Criar: vivências a partir dos recursos acumulados.
– Praticar: execução de técnicas.

– A integração dos agentes escolares (alunos, professores, coordenadores pedagógicos, psicólogos e assistentes sociais) no trabalho com a biblioterapia quanto ao Projeto de Vida “Ser ou Existir?”.


CRONOGRAMA DAS AULAS SÍNCRONAS:

Às terças-feiras, das 19h30 às 21h:

2022
Aula 1
22/3: entrega de material.
31/3: aula síncrona.

Aula 2
07/4: entrega de material.
28/4: aula síncrona

Aula 3
05/5: entrega de material.
26/5: aula síncrona.

Aula 4
02/6: entrega de material.
23/6: aula síncrona.

Aula 5
07/7: entrega de material.
28/7: aula síncrona.

Aula 6
04/8: entrega de material.
25/8: aula síncrona.

Aula 7
08/9: entrega de material.
29/9: aula síncrona.

Aula 8
06/10: entrega de material.
27/10: aula síncrona.

30/11: Entrega do artigo.


CERTIFICAÇÃO:

Para ter direito ao certificado é exigida presença de no mínimo 75% nas aulas, entrega na totalidade das tarefas por EaD e elaboração e apresentação de artigo científico.


INSCRIÇÃO:

R$ 150,00.

INVESTIMENTO – MENSALIDADES:

Profissionais: 9 x R$236,00 (cartão de crédito, boleto ou transferência identificada programada).
Pagamentos por Instituições: 9 x R$315,00.


📍 Para mais informações entre em contato pelo e-mail:

institutodoser@gmail.com ou pelo WhatsApp: (48) 99661-9223


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    contato

    Fone: (48) 3024-6030
    E-mail: institutodoser@gmail.com
    Whatsapp: (48) 9 9661-9223

    Horário de funcionamento

    De segunda á sexta
    Das 8h às 18h

    Localização

    Rua Ver. Guido Bott, 88
    Bairro: Santa Mônica
    Cep.: 88035-130
    Florianópolis/SC