Os tempos que correm, desde o advento da Microeletrônica, têm determinado o acirramento do que se entende por Era Moderna, esta que desde o seu início Karl Marx cunhou com a frase que julgava caracterizá-la: “Tudo o que é sólido desmancha no ar”
Ao analisarmos como definir o que se faz importante refletir e discutir em nome das categorias Trabalho, Carreira e Orientação Profissional no seu sentido amplo, frente às circunstâncias da contemporaneidade, inspirou-nos intitular como definidora e tradutora perfeita, agora em nome da pós-modernidade, esta afirmativa do autor. Assim, o tema que norteará as discussões, por meio de Colóquios e Minicursos, foi escolhido sob a égide deste dito, cunhando o evento ora proposto, como:Colóquio de Orientação Profissional e desenvolvimento de carreira 2022 
Tendo como tema central: 
Tudo o que é sólido desmancha no ar: Trabalho e Carreira na contemporaneidade”
Trabalhar como orientador profissional e de carreira se circunscreve, em princípio, na consideração de demandas que norteiam o momento histórico da sociedade, entendendo como importantes as bases da Sociologia e da Economia. Assim, faz-se necessário que estudos de profundidade sobre as basescientíficas destas áreas do conhecimento se constituam como um pilar, a par da contribuição da Ciência Psicológica, compondo a sustentação contextualizada para o exercício da Orientação Profissional e de Carreira (OPC).
Paralelamente às bases teóricas que fundam a área do conhecimento da OPC, a escolha dos métodos adotados devem, igualmente, ser alicerçados em epistemologias definidas, o que pressupõe estudos em profundidade com base em teorias específicas vinculadas aos métodos a serem adotados pelosorientadores. Se historicamente assim a área do conhecimento da Orientação Profissional se constituiu, desde a primeira revolução industrial, necessário se faz que frente às transformações científicas e tecnológicas, agora com o advento da quarta revolução industrial, sejam discutidas as bases de umaOPC que cumpra com o seu papel efetivamente, dentro de um novo cenário no qual algumas teorias e métodos se tornaram obsoletos e já não cumprem com a eficácia esperada pela sociedade.
Isto posto, o INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira propõe o presente evento, cujas discussões objetivam, sob a forma de Colóquios e Minicursos, dar voz a convidados e participantes inscritos, no sentido de promover reflexões pertinentes para o momento social presente. Estas estarãoalicerçadas nas demandas que vimos enfrentando na Orientação Profissional e de Carreira no que tange à categoria trabalho, carreira, escolhas e processo decisório.
Na esteira deste propósito serão debatidas questões ligadas ao papel do orientador profissional no atual contexto, desafiador, inquietante, provocativo e árduo, quanto à sua posição e missão frente ao seu desempenho. Esperamos você, estando ao seu dispor para todas as informações e esclarecimentos que necessitar.
Bem vinda/o ao Colóquio de Orientação Profissional e de Carreira 2022!


PALESTRANTES CONFIRMADOS:


Facebook Comments

contato

Fone: (48) 3024-6030
E-mail: institutodoser@gmail.com
Whatsapp: (48) 9 9661-9223

Horário de funcionamento

De segunda á sexta
Das 8h às 18h

Localização

Rua Ver. Guido Bott, 88
Bairro: Santa Mônica
Cep.: 88035-130
Florianópolis/SC