Workshop – Aposentadoria e Histórias de Vida

 

Como profissionais da Psicologia, em nossas atividades e pesquisas observamos que durante o período laboral as pessoas priorizam questões urgentes relacionadas ao trabalho, à produtividade e aos cuidados com a família. Quando a aposentadoria se aproxima, algumas surpreendem-se diante das interrogações relativas ao futuro.

Deixar um trabalho e tudo o que sua rotina representa é uma experiência desafiadora. As mudanças são de ordem biopsicossocial e as mais imediatas podem se relacionar a redução de receitas financeiras, processo de envelhecimento, saída dos filhos do lar, retorno e/ou busca por espaço dentro de casa, ansiedade frente ao tempo livre e dificuldade de inserção social devido à perda do convívio com os colegas do ambiente de trabalho. A partir destes aspectos, é relativamente comum encontrar trabalhadores já aposentados ou em vias de se aposentarem vivenciando conflitos e contradições diante desta transição. A ansiedade é um dos sintomas fortes que demarcam este período.

Desta maneira, o momento da aposentadoria, seja ela desejada ou temida, se constitui em espaço importante para reflexão acerca da história de vida individual e coletiva, em seus aspectos psicológicos, históricos e sociais.  A questão central que se coloca para cada um nesta transição é: O que constitui a trama de minha história? O que posso imaginar para meu futuro? Qual será minha nova identidade? Como poderei manter meus laços sociais e tecer outros?

Buscando estas respostas, o Seminário Aposentadoria e Histórias de Vida oferece aos participantes a possibilidade de explorar suas histórias de vida e as “re-tratar” a partir de um novo significado, em uma temática específica de aposentadoria-projeto.

Adotamos o modelo de seminário realizado pelo Instituto Internacional de Sociologia Clínica, com sede em Paris (conheça o site), no qual são explorados alguns aspectos da história de vida de cada sujeito, possibilitando iniciar um trabalho de compreensão dos fatores psicossociais geradores de prazer, sofrimento, conflitos e contradições.

As coordenadoras, Vera e Dulce Helena participaram deste seminário em Paris, em 2010 e 2011, respectivamente, e utilizarão o mesmo modelo aplicado na França, a partir de suas vivências e de seus estudos e pesquisas neste referencial.

Público alvo:
Será realizado o primeiro grupo em FLORIANÓPOLIS com até 10 pessoas, próximos da data de aposentadoria (até 5 anos) ou que tenham se aposentado recentemente (há no máximo 5 anos).

Metodologia:
Atividades e técnicas que propiciam a troca de experiências, a expressão de sentimentos, dúvidas e angústias desta fase.  Discussões em pequeno grupo, reflexões e planejamento deste momento de transição na vida.

Programação:
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. SOMENTE O ENVIO DA FICHA COM O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO GARANTE A VAGA.

Carga horária:
O seminário será realizado em um fim de semana (sexta-feira, sábado e domingo) em data a ser estabelecida posteriormente, com jornada diária de oito horas/aula e carga horária total de 24 horas/aula. Horário, das 08h30min às 12h30min e das 14h30min às 18h30min.

Investimento:
Em breve.

Local:
Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira – Unidade Jurerê Internacional – EVOCCA
(48) 3024 6030

Contatos e inscrições:
Instituto do Ser – (48) 3024 6030 – instserop@instserop.com.br
Dulce – (48) 9960-4966 ou dulcepenna@terra.com.br

Coordenação:

Dulce Helena Penna Soares – CRP: 12/096 (currículo lattes)
Psicóloga e professora da UFSC. Concluiu o Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade Louis Pasteur, Strasbourg, em 1996 e o POS DOUTORADO sobre Aposentadoria e tempo livre, no GPPC, Instituto de Psicologia na UFRGS em Porto Alegre. É Professora Associada III da Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós Graduação em Psicologia, Pesquisadora Produtividade CNPq. Coordena o Laboratório de Informação e Orientação Profissional www.liop.ufsc.br. Coordena o Projeto APOSENT-AÇÃO do LIOP, onde atende aposentados e pré-aposentados. Atuou como Consultora para Treinamentos Motivacionais e para Aposentadoria na Caixa Econômica Federal. Proferiu palestra sobre APOSENTADORIA na ABACEN – Associação dos Aposentados do Banco Central em Brasília e no BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul em Florianópolis. Realiza trabalhos de Consultoria para APOSENTADORIA junto a Polícia Federal, através do Sindicato dos Policias Federais de Santa Catarina, ao SESI – Serviço Social da Indústria a ao CIDASC- Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina desenvolvendo trabalhos de Orientação para Aposentadoria. Participou como palestrante do Programa Aprendendo a Recomeçar (PAR) do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Publicou diversos artigos científicos e livros na área de orientação profissional, e em especial: Orientação para Aposentadoria, em co-autoria com Zanelli e Silva (2010), Aposentação: Aposentadoria para ação, Ed. Vetor, em co-autoria com Aline Costa (2011).


Marilu Diez Lisboa – CRP: 12/11119. Transferido do 07/0612 (currículo lattes)
Orientadora profissional e de Carreira.
Mestre e doutora em Psicologia Social – PUC-SP.
Pós doutora com pesquisa sobre Juventude, Trabalho e Desemprego – UNESP – Campus Franca-SP.
Diretora fundadora do INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira
Coordenadora e professora do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha, ministrado pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira.
Consultora em projetos de desenvolvimento humano/profissional junto aos órgãos públicos federais:  SRF-MF, MTE, INSS, INPE, IPEM, ANATEL, Banco do Brasil, Banco Central, Caixa Econômica Federal, entre outros federais, estaduais e municipais.
Consultora junto a escolas particulares na orientação a professores e pais de alunos em Orientação Profissional e de Carreira.
Presidente-fundadora da ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissional.
Organizadora e co-autora de livros de Orientação Profissional e artigos científicos nessa área do conhecimento.

 

Mais informações ou inscrição contate-nos via fone ou utilize formulário abaixo:

Workhop - Seminário Aposentadoria

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Page generated in 0,480 seconds. Stats plugin by www.blog.ca