Orientação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha

7ª TURMA Rio de Janeiro – RJ | 2017/2018

Início previsto: 05 e 06 de Novembro de 2016

Mais informações e inscrições pelo formulário ao final dessa página ou:
Contato
: Psic. Hans Muylaert
Telefone: (22) 99901 1141 | (48) 3024 6030
E-mailhansmuylaert@gmail.com | instserop@instserop.com.br

Carga horária: 240h
Local de realização das aulas: Imperial Hotel –  Rua do Catete, 186 – Catete. Rio de Janeiro – RJ, 22220-000.
Horário das aulas: Sábados – das 08h00 às 18h00. Domingos – das 08h00 às 16h30.

Cronograma (aulas presenciais): 

2016
Novembro – 05 e 06

2017
Fevereiro – 11 e 12
Abril – 29 e 30
Junho – 10 e 11
Agosto – 19 e 20
Outubro – 21 e 22
Dezembro – 09 e 10

* Nos meses em que não houver aula presencial serão realizados os estudos orientados pelas professoras.

INSCRIÇÕES
Taxa de Inscrição: R$ 250,00

INVESTIMENTO – MENSALIDADES
Pessoa Jurídica: R$ 450,00
Profissionais: R$ 390,00
Profissionais (que não completaram um ano de formados): R$ 350,00
Estudantes (dos últimos semestres dos cursos afins com o tema): R$330,00

VAGAS LIMITADAS para assegurar o aprofundamento das discussões e vivências.

Documentos solicitados para efetuar a inscrição:

– Curriculum Vitae
– Cópia do diploma (frente e verso, ou comprovante de matrícula no caso dos graduandos)
– Documento de Identidade Profissional
– Carta de motivação
– Cheque com o valor da inscrição ou comprovante de depósito

CERTIFICADO: para ter direito ao certificado é exigida presença de no mínimo 75% nas aulas e apresentação do TCC.

O INSTITUTO DO SER se compromete, em caso de alteração da data de início do Curso ou cancelamento – na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à formação da turma: garantir ao (à) aluno(a), sem a cobrança de qualquer correção, a devolução do valor da inscrição caso o curso de formação seja cancelado. Do contrário, não haverá restituição, porém, o aluno, na situação de desistência, poderá, caso deseje, solicitar que sua inscrição seja transferida para a turma seguinte, sob a condição de reajuste de custo, caso houver. Para pessoas de outros Estados ou Municípios sugerimos que os interessados certifiquem-se através de e-mail sobre a confirmação da data de início do CURSO DE FORMAÇÃO antes de comprar passagens aéreas ou terrestres e realizar despesas de outra ordem (reservas, hospedagens).

CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – A FACILITAÇÃO DA ESCOLHA

Realização: INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira

A Orientação Profissional ou de Carreira tem se caracterizado cada vez mais como um trabalho interdisciplinar, onde vários profissionais são chamados a responderem a demanda de jovens e adultos que estão em busca de seu futuro profissional ou de novas carreiras.

A dúvida na hora de escolher uma profissão não é mais privilégio de adolescentes às vésperas do exame vestibular. Adolescentes que não têm acesso à universidade e adultos em meio de carreira também se questionam e decidem buscar ou mudar o rumo da sua vida profissional. Assim, necessitam de uma orientação sobre que rumos tomar no sentido de tornarem-se melhores profissionais e sentirem-se mais realizados.

Por outro lado, jovens e adultos são confrontados, cada vez mais, com a necessidade de responsabilizarem-se pela sua escolha profissional, frente às transformações do mundo do trabalho atual.

O papel do orientador profissional é o de facilitador do processo de escolha, devendo oferecer à população condições de se conhecer melhor e ao mundo do trabalho em constante transformação, para assim poder escolher com maior autonomia.

O curso proposto tem por objetivo formar profissionais com uma visão crítica e abrangente da realidade do mundo ocupacional e com condições de atuarem dentro de suas competências, e de acordo com o seu papel com base em sua formação, dentro de empresas, escolas ou outras instituições no planejamento de projetos individuais ou institucionais de orientação profissional e de carreira.

OBJETIVO DO CURSO
Formação teórica, técnica e prática em Orientação Profissional e de Carreira, destinada a profissionais engajados no processo de escolha de jovens e adultos.

PÚBLICO ALVO
Psicólogos, Pedagogos e profissionais de áreas afins, que trabalhem diretamente com as questões da escolha profissional de jovens e adultos. Também destinado a alunos do último ano destes cursos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1
Breve apresentação do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira e do Curso de Formação em OPCA. Apresentação do grupo.
As diferentes abordagens em OPC: Educacional, Clínica e Organizacional.
POPI – Programa de Orientação Profissional Intensivo: planejamento e técnicas.
Planejamento por encontros e a utilização de técnicas específicas de OPCA.
Técnicas lúdicas e Jogos em OPCA – baseadas em contos infantis.

MÓDULO 2
Análise histórica da Orientação Profissional no Brasil e no Mundo Ocidental.
IAEVG/AIOSP – International Association for Educational and Vocational Guidance – www.iaevg.org
ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais – www.abopbrasil.org.br.
Sobre identidade: a constituição da identidade pessoal e profissional.
Orientação profissional para a primeira escolha.

MÓDULO 3
Orientação e Planejamento de Carreira em Universidades.
A dupla jornada de estudantes universitários e trabalhadores
Inserção profissional de jovens
Prof.ª Convidada Dra. Geruza D´Ávila

MÓDULO 4
A psicologia do projeto e a abordagem genealógica da escolha profissional: Genoprofissiograma.
Aposent-AÇÃO: Programa de Orientação para a Aposentadoria.
Jogos OPCA – Jogo do aposentado, dominócio, entre outros

MODULO 5
Trabalho e compromisso social.
Orientação Profissional para a(s) juventude(s): sistema público de ensino e escolas particulares.
Preparação para o ingresso no ensino superior.
A família no processo de orientação do jovem.

MÓDULO 6
PROFIN – Programa de Orientação Financeira.
Profissiogame: Jogo para Orientação Profissional
Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC – 2ª etapa).

MÓDULO 7

O atual cenário do mundo do trabalho: significados e sentidos do trabalho na contemporaneidade.
Orientação profissional voltada para adultos: Reorientação e Planejamento de Carreira – abordagem prática.
Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC – 1ª etapa)

EVENTUAIS DIFERENÇAS ENTRE AS TURMAS
As eventuais diferenças existentes entre as turmas se devem a questões regionais, número de professores convidados – dependendo da disponibilidade de cada região, bem como distâncias para a locomoção dos docentes. A ESTRUTURA e o NÚMERO DE HORA/AULA COM AS PROFESSORAS TITULARES se mantém.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Instituto do Ser se compromete, em caso de cancelamento do Curso,  devolver o(a) aluno(a), sem a cobrança de qualquer correção, o valor da inscrição. Se a iniciativa for do aluno, não haverá restituição. Porém, o aluno, na situação de desistência, poderá solicitar que sua inscrição seja transferida para a turma seguinte, sob a condição de reajuste do valor, caso houver.
Poderá ocorrer adiamento da data de início do curso, por não ter sido atingido o número mínimo de alunos necessários à formação da turma.
Para pessoas de outros Estados ou Municípios sugerimos que os interessados se certifiquem por e-mail, sobre a confirmação da data de início do CURSO DE FORMAÇÃO antes de comprar passagens aéreas ou terrestres e realizar despesas de outra ordem (reservas, hospedagens).

PROFESSORAS

Marilu Diez Lisboa – CRP: 12/11119. Transferido do 07/0612 (currículo lattes)
Orientadora profissional e de Carreira.
Mestre e doutora em Psicologia Social – PUC-SP.
Pós doutora com pesquisa sobre Juventude, Trabalho e Desemprego – UNESP – Campus Franca-SP.
Diretora fundadora do INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira
Coordenadora e professora do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha, ministrado pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira.
Consultora em projetos de desenvolvimento humano/profissional junto aos órgãos públicos federais:  SRF-MF, MTE, INSS, INPE, IPEM, ANATEL, Banco do Brasil, Banco Central, Caixa Econômica Federal, entre outros federais, estaduais e municipais.
Consultora junto a escolas particulares na orientação a professores e pais de alunos em Orientação Profissional e de Carreira.
Presidente-fundadora da ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissional.
Organizadora e co-autora de livros de Orientação Profissional e artigos científicos nessa área do conhecimento.

Dulce Helena Penna Soares – CRP: 12/096 (currículo lattes)
Psicóloga e Orientadora Profissional, de Carreira e para Aposentadoria.
Psicodramatista.
Professora do Programa de Pós-Graduação e de Graduação em Psicologia da UFSC e coordenadora do Laboratório de Informação Profissional LIOP/UFSC.
Mestre em Psicologia da Educação, dissertação em OP, UFRGS.
Doutora em Psicologia Clínica, com tese em OP, Paris – França.
Pós-Doutora com pesquisa sobre Aposentadoria e tempo livre no GPPC/ UFRGS
Autora, organizadora e co-autora de livros e autora de artigos científicos em OP.
Presidente, 1997/99, tesoureira, 2001/03 e atual conselheira da ABOP.

Formulário de contato para mais informações e inscrições:

Nome completo (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Cidade e Estado (Obrigatório)

Deixe aqui sua mensagem

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

setembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Page generated in 0,572 seconds. Stats plugin by www.blog.ca