O INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira constituiu-se como empresa em 03/02/1993 (no Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas da cidade de Cotia-SP), denominando-se então como INSTITUTO DO SER – Psicologia e Psicopedagogia, por iniciativa das psicólogas Dra. Marilu Diez Lisboa e Desiré Mauro, desenvolvendo suas atividades na cidade de Cotia e São Paulo.

Naquele mesmo ano o Instituto tomou frente à fundação da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais – ABOP. Teve como parceira a psicóloga Dra. Maria Célia Pacheco Lassance, professora do curso de Psicologia e fundadora do Serviço de Orientação Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, entidade que apoiou sua fundação.

Em 1996 o INSTITUTO DO SER deu início ao Curso de Formação em Orientação Profissional – A facilitação da escolha, na cidade de São Paulo, contando com a participação da psicóloga Dra. Dulce Helena Penna Soares, como professora convidada especial. A Dra. Dulce Helena é professora do curso de Psicologia, do Programa de Pós Graduação em Psicologia e fundadora do Laboratório de Informação e Orientação Profissional – LIOP, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O Curso de Formação em Orientação Profissional foi criado com o objetivo de formar orientadores com visão abrangente, aprofundada e crítica nesta área do conhecimento, concebendo a Orientação Profissional (OP) como uma atividade multidisciplinar.

Em 2003, por razões ligadas ao seu desenvolvimento na área da OP, o Instituto passou a denominar-se INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional, mantendo o Curso de Formação nesta área e o atendimento em consultório, em Psicologia Clínica e em Orientação Profissional.

Em 2006 a denominação do Instituto passou a ser INSTITUTO DO SER – Consultoria em Desenvolvimento Humano e Orientação Profissional, frente à ampliação na prestação de serviços, oferecendo consultoria em Organizações Públicas e Privadas bem como junto a Instituições de Ensino.

Em 2011, ao completar 18 anos de existência, o INSTITUTO DO SER fixou sua sede na cidade de Florianópolis-SC, constituído por uma equipe multidisciplinar de profissionais especialistas em Orientação Profissional (conheça-os clicando em “EQUIPE”). Passou então a chamar-se INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, oferecendo consultoria e atendimento nas mais diversas áreas da OP e em Psicologia clínica para jovens e adultos, bem como a instituições de ensino e organizações públicas e privadas, nas questões ligadas ao desenvolvimento e gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho e preparação para a aposentadoria.

SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA

No presente momento o INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, comemora 16 anos de existência do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha. Nele têm participado profissionais interessados em aprofundamento nesta área do conhecimento, principalmente psicólogos, seguidos por pedagogos, e de forma pontual profissionais de outras formações, como assistentes sociais e administradores.

A partir de 1996 foram realizadas turmas nos seguintes cidades, a maioria contando com parcerias de colegas e instituições:

Porto Alegre – RS
Florianópolis – SC
Curitiba – PR
São Paulo – SP
Franca – SP
Rio de Janeiro – RJ
Brasília – DF
Salvador – BA
Fortaleza – CE

As parcerias em diferentes épocas foram se renovando, sendo elas:

Porto Alegre – IBGEN
Florianópolis – Jaqueline Xicota e Giansqui Ângela Tremea de Oliveira – EVOCCA – Espaço Vivencial de Orientação de Carreira Criatividade e Arte
Curitiba – CIEE/PR
Rio de Janeiro – Associação das Escolas Católicas AEC – Themart Evolução – Sobrado Cultural
Brasília – Themart Evolução
Fortaleza – CRESCER – Assessoria Educacional – Psicóloga Roberta Cavalcante
Salvador – CIN – Capital Intelectual – Psicóloga Maria Isabel Drummond Oppel Silva
São Paulo – Socióloga Rita de Cássia Guerra Matias, com apoio da Editora Casa do Psicólogo

A discussão sobre a formação de orientadores profissionais, que deu nome ao curso, centra-se na necessidade da existência de cursos livres em OP no Brasil, chamando a atenção para a disciplina de Orientação Profissional que nos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia nem sempre é obrigatório, quer como aulas quer como estágio supervisionado. Mesmo assim estes cursos permitem aos alunos o exercício futuro em Orientação Profissional.

Em 1999, por ocasião do XVII IAEVG Congress, em Warwick – Inglaterra, foi apresentado o trabalho The Formation os Profesional Guidance Specialists in Brasil: General considerations, reflections and reports of one experience, pela psicóloga e professora Marilu Diez Lisboa, diretora do INSTITUTO DO SER e coordenadora do curso por ele oferecido. O mesmo também foi apresentado em eventos de Orientação Profissional no Brasil e países da América Latina, e consta como capítulo do livro “Orientação Profissional em Ação”, coordenado por Marilu Diez Lisboa e Dulce Helena Penna Soares.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

setembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Page generated in 0,439 seconds. Stats plugin by www.blog.ca