Prog06 Ganadorrama de Orientação e Preparação para o Vestibular, ENEM e Concursos Públicos (POPVEC)

Uma preparação adequada para a realização de exames concorridos como vestibulares ou concursos públicos exige um grau de dedicação enorme por parte dos estudantes. Para ser aprovado em vestibulares ou concursos públicos não basta apenas assistir as quase 1500 horas anuais de aulas de um colégio ou em um cursinho preparatório, pois é indispensável que o estudante efetivamente aprenda os conteúdos ministrados pelos professores, estudando no contra-turno os conteúdos que foram trabalhados em sala de aula a fim de aprender de fato os temas que poderão ser cobrados nos exames classificatórios.

Ocorre que os vestibulares, os concursos públicos e de certa maneira o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não vão avaliar efetivamente o que o estudante sabe em termos de quantidade de conhecimento, mas sim a sua capacidade de apresentar o mesmo por meio do seu desempenho no exame classificatório. É importante ter isso claro, pois é sabido que não é aprovado no vestibular ou no concurso público aquele estudante que sabe mais, e sim aquele que alcançar a maior pontuação de acordo com as regras estabelecidas no certame.

De modo geral, as crianças e os adolescentes são preparados desde cedo para estudar e obter boas notas, ou para saber mais sobre determinado assunto, mas raramente são estimuladas a trabalhar o seu desenvolvimento como um todo em seus aspectos biopsicossociais. Aliás, raramente é incluído na rotina do estudante o cuidado com a sua saúde mental e física, como uma condição imprescindível para o seu desenvolvimento integral e intelectual. Esse cuidado se constitui como uma preocupação educacional pelo menos desde o séc. V A.C., havendo registros sobre o método educacional da Grécia em que se trabalhava não apenas o acúmulo de informações sobre os fatos da realidade, mas também o pensamento crítico sobre esse mesmo conhecimento e o desenvolvimento da saúde física e mental dos estudantes, como proposta de desenvolvimento integral do ser humano.

Um vestibular, o ENEM ou um concurso público, enquanto exames de competências, não irão avaliar somente aquilo que o estudante conhece ou memorizou, mas muitas vezes também a sua capacidade de raciocínio lógico e abstrato, sua habilidade de interpretação de texto, sua desenvoltura intelectual num prazo de tempo pré-estabelecido, enfim, sua aptidão como um todo de acordo com os critérios classificatórios que forem almejados pela banca e pela instituição responsáveis pela criação e realização do certame.

É sabido que hábitos saudáveis envolvendo atividade física, alimentação e sono adequados, além de lazer e o convívio social, favorecem a aprendizagem de um modo geral. Mas o que poucos sabem é a importância e o impacto específico desses aspectos no desenvolvimento emocional e na capacidade intelectual dos estudantes, especialmente num período estressante e altamente competitivo como é o de preparação e de realização de vestibulares, ENEM e concursos públicos.

Além da preocupação com esses aspectos relacionados ao desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, quem trabalha com estudantes que se preparam para realizar vestibulares, ENEM ou concursos públicos sabe da relevância que possui a atividade de realizar provas de anos anteriores, seja para diminuir a ansiedade, para treinar a interpretação do enunciado de acordo com cada banca examinadora, para verificar quais temas são mais cobrados a cada ano ou simplesmente para avaliar em que nível o estudante se encontra no momento presente em comparação com o necessário para ser aprovado no vestibular, no ENEM ou em concursos públicos.

A partir dessas reflexões e considerando que a aprovação no vestibular ou em concursos públicos é também uma forma importante de desenvolvimento de carreira, o INSTITUTO DO SER estruturou um Programa de Orientação e Preparação para Vestibulares, ENEM e Concursos Públicos (POPVEC) voltado para o desenvolvimento geral e específico dos estudantes visando a facilitação da aprovação destes de acordo com as suas metas almejadas. O trabalho busca equilibrar a maximização da saúde e do desempenho intelectual dos estudantes, a fim de que eles alcancem as suas metas da maneira mais rápida e menos insalubre possível.

O POPVEC foi concebido por psicólogos com experiência na preparação de estudantes para a realização destes exames classificatórios e processos seletivos, além de experiência em trabalhos de psicologia clínica e de orientação profissional e de carreira. Este Programa almeja facilitar o processo de aprovação dos estudantes nos vestibulares e concursos almejados, a fim de favorecer a sua saúde integral e o seu desenvolvimento de carreira do modo mais satisfatório e gratificante que lhes for possível.

Curtiu?! Então fique ligado que semana que vem divulgaremos mais informações sobre o POPVEC na qual apresentaremos sua metodologia de trabalho.

 

Gabriel Lopes Rosa Feigel é graduado em Psicologia pela UFSC, possui formação em Orientação Profissional pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, de Florianópolis, especialização em Psicologia Clínica pela UNIARA – Centro Universitário de Araraquara – SP e Mestrando na UFSC. Desde 2013 atua como psicólogo escolar no Sistema de Ensino Energia, em Florianópolis, onde trabalha com adolescentes e adultos jovens em busca de aprovação no vestibular. Além disso, ele atende jovens e adultos em Orientação para a primeira escolha profissional e planejamento de carreira no INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira.

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Page generated in 0,458 seconds. Stats plugin by www.blog.ca