Image of pink piggy bank held by femaleDiante do atual cenário político social e econômico no Brasil, os discursos que mais estão em voga são “como lidar com a crise econômica?” “O que fazer em tempos de crise?” “É preciso economizar, poupar”, ou “É possível investir nesse momento?”. Essas colocações nos remetem as questões financeiras relacionadas ao mercado de trabalho e seus reflexos na vida das pessoas.

No dicionário, um dos significados da palavra crise refere-se a uma conjuntura socioeconômica problemática, ao desequilíbrio entre bens de produção e de consumo, normalmente definida pelo aumento dos preços, pelo excesso de desemprego e de falências: a crise econômica. Este é o contexto que estamos vivenciando, o qual vem desencadeando sentimentos de angústia, de insegurança, de ansiedade, de incerteza e de desamino. Além disso, tem levado as pessoas a (re)pensarem sua relação com o dinheiro e a (re)planejarem sua vida financeira.

No intuito de auxiliar as pessoas na tomada de decisões sobre os aspectos relacionados às finanças pessoais, o INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira está desenvolvendo o Programa de Orientação Financeira – PROFIN. O trabalho atende a adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias, em Instituições de ensino, empresas entre outros locais, na forma de consultorias, trabalhos grupais e individuais, in loco e atendimento clínico.

O trabalho desenvolvido no PROFIN, seja individual ou grupal, trata de um processo mediado pelo viés psicológico, envolvendo os significados, ao sentidos, as crenças, os valores, os afetos e outras implicações na relação sujeito-trabalho-dinheiro. São abordadas as relações familiares, afetivas e as aprendizagens financeiras; os aspectos sociais que intervém na relação do sujeito-trabalho-dinheiro; as escolhas profissionais, a carreira e as questões econômicas; os desejos, os sonhos e os projetos pessoais e profissionais. O trabalho também envolve as consequências do uso devido e indevido do dinheiro; a saúde financeira, o uso adequado e particular do dinheiro, bem como são oferecidos subsídios que visam auxiliar nos aspectos do planejar, poupar, gastar e investir financeiramente.

O PROFIN está sendo realizado em diversas modalidades:

PROFIN na modalidade individual: ocorre entre 8 e 10 encontros a serem realizados nas dependências do INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, situado na Rua Vereador Guido Bott n.88, Bairro Santa Mônica – Florianópolis-SC.

PROFIN na modalidade grupal: ocorre em 6 encontros de grupo, com uma entrevista individual, realizado nas dependências do INSTITUTO DO SER e in company (escolas, IES, empresas, entre outros).

PROFIN Empresarial: por meio de consultorias, palestras e Workshops.

Para mais informações sobre o PROFIN acesse o site: www.instserop.com.br ou entre em contato pelo telefone (48) 3024 6030, no período da tarde.

Cláudia Basso é psicóloga e orientadora profissional, doutora e mestre em psicologia pela UFSC. Possui Formação em Orientação Profissional pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, de Florianópolis. Atua como docente em cursos de pós-graduação latu sensu na Faculdade Dom Bosco (UNIESC), na graduação (FAPAG), em cursos tecnológicos, técnicos e FIC (SENAC Saúde e Beleza) em Florianópolis. Atende jovens e adultos em Orientação para a primeira escolha, Re-orientação profissional, Orientação de Carreira a estudantes universitários e profissionais e Orientação Financeira. Desenvolve consultoria, palestras, workshops, mini-cursos e projetos em Orientação Profissional e de Carreira.

setembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Page generated in 0,453 seconds. Stats plugin by www.blog.ca