02-10-Ensino-SuperiorPara além do Ensino Superior… Conhecendo as possibilidades de formação profissional.

.

 

Escolher uma profissão nem sempre é fácil e, muitas vezes, isso é feito sem muita reflexão e informação suficiente. Por isso, esta tomada de decisão sobre o que SER e FAZER no futuro, como profissional, requer uma atenção cuidadosa e reflexiva. Esse processo reflexivo é importante para a motivação na busca do futuro trabalho e para o empenho na conquista dos objetivos pessoais e profissionais.

Geralmente, é na fase da adolescência que começamos a pensar de modo mais concreto sobre o que queremos fazer e ser no futuro. Nesta fase, pode ser comum acordar querendo trabalhar com design, almoçar pensando em ser um médico e, ao ir dormir, achar que o melhor é ser um chefe de cozinha. É normal, ainda, sentir dúvidas quanto a prosseguir com os estudos ou iniciar uma atividade profissional, e pensar que ela será para o resto da vida.

A sua escolha profissional pode não envolver, necessariamente, uma formação de nível superior. Você pode escolher atuar numa área que exija uma qualificação profissional e/ou de nível técnico, por exemplo. Mas para fazer a escolha de qual profissão e qual formação será necessária, é fundamental, além do autoconhecimento, buscar informações acerca das possibilidades de profissões/ocupações existentes, sobre o campo de atuação e mercado de trabalho, bem como sobre os cursos de formação profissional.

Para lhe auxiliar a começar essa pesquisa, a seguir são apresentadas, de maneira sucinta, algumas das opções de formação profissional no contexto brasileiro.

Ensino Técnico: tem por característica oferecer uma formação profissional rápida, com conhecimentos teóricos e práticos e voltados ao mercado de trabalho. Você que concluiu o ensino fundamental poderá frequentar cursos técnicos simultaneamente ao ensino médio (integrado ou concomitante), na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e após a conclusão do ensino médio e/ou EJA. Esses cursos técnicos têm duração média 1 ano e meio a 3 anos. Estes cursos são oferecidos em instituições públicas e privadas. E em algumas dessas instituições, para você ingressar num curso técnico deverá passar por um processo seletivo. Veja o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) – catalogonct.mec.gov.br.

Ensino Superior: após a conclusão do ensino médio, ou mesmo de um curso técnico, caso você queira prosseguir, poderá ingressar no ensino superior. O ensino superior é oferecido por universidades, centros universitários, faculdades, institutos superiores e centros de educação tecnológica. Pode-se optar por três tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e formação tecnológica. Todas essas opções de formação profissional existem nos modos presencial e à distância. Após a conclusão em qualquer tipo de graduação, é possível prosseguir com os estudos na pós-graduação. Os cursos de pós-graduação são divididos em lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrados e doutorados). Consulte o site: emec.mec.gov.br e confira a lista de instituições de ensino superior e cursos cadastrados, e consulte também o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia no site: portal.mec.gov.br. Atenção: cursos que não constam neste portal do MEC ainda não possuem diploma reconhecido.

Carreiras Militares: os militares possuem formações específicas, algumas equivalentes ao ensino médio, e outras ao superior. Há quatro tipos de carreiras militares no Brasil: Aeronáutica, Marinha, Exército e Polícia Militar. Em guias de cursos e na internet é possível obter mais informações. Pode-se acessar: www.agenciaeducacao.com.br ou www.guiadoestudante.abril.com.br.

Formações específicas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional: são cursos rápidos e direcionados às pessoas de qualquer escolaridade, podendo ser realizados por qualquer instituição de ensino pública ou privada. Os cursos de formação inicial e continuada (FIC) capacitam, aperfeiçoam e atualizam você para atuar no mercado de trabalho, numa profissão e/ou ocupação.

Vimos às diversas possibilidades de formação para uma profissão e/ou ocupação. No momento da escolha e/ou de uma nova escolha profissional é importante que você obtenha o máximo de informação possível. Para isso:

> pesquise sobre as atividades de seu interesse em bibliotecas, revistas, internet, e converse com pais, familiares, vizinhos, colegas e professores sobre as profissões, o mercado de trabalho e as suas expectativas futuras;

> aproxime-se da profissão que lhe interessa. Procure informações e converse com profissionais da área, visite instituições de ensino técnico e superior;

> aprofunde-se a respeito da profissão que lhe interessa – as atividades relacionadas, áreas de atuação, onde poderá trabalhar, tendências de mercado no país e no mundo, salários, perspectivas de crescimento na profissão, entre outras informações;

> verifique se para exercer a profissão desejada é necessário formação e se ela é viável neste momento da sua vida. Informe-se sobre o local do curso desejado; os custos com mensalidades, transporte, alimentação e material do curso; duração e tipo de diploma;

> tome cuidado com os estereótipos, preconceitos e modismos em relação às profissões. Procure sempre a informação correta e adequada.

Vale lembrar que a escolha é decisão da própria pessoa e, portanto, pode decidir por uma formação ou mais das formações aqui mencionadas ou mesmo optar por seguir uma área profissional que não demande alguma formação profissional. Mas antes de tomar esta decisão procure conhecer as centenas de profissões/ocupações registradas em nosso país, visitando a Classificação Brasileiro de Ocupações (CBO) no site: http://www.mtecbo.gov.br.

 

Cláudia Basso é psicóloga e orientadora profissional, doutora e mestre em psicologia pela UFSC. Possui Formação em Orientação Profissional pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, de Florianópolis. Atua como docente em cursos de pós-graduação latu sensu e Formação de Professores – PROFORBAS (IFSC), graduação (FAPAG), técnico e FIC (SENAC e IFSC) em Florianópolis. Atende jovens e adultos em Orientação para a primeira escolha, Re-orientação profissional e Orientação de carreira a estudantes universitários e profissionais. Desenvolve consultoria, palestras, workshops, mini-cursos e projetos em Orientação Profissional e de Carreira.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Page generated in 0,426 seconds. Stats plugin by www.blog.ca