looking 2016-01Ou isto ou aquilo?  Ano Novo: novos planos, mesmos planos?

O poema de Cecília Meireles, logo abaixo descrito integralmente, nos lembra que vivemos escolhendo o dia inteiro. Necessário se faz ampliar essa consideração acrescentando que vivemos escolhendo durante todo o tempo todo em nossas vidas, nas/das decisões mais simples até as mais complexas!

Partindo dessa inspiração e com o quase “fechamento” do ano de 2015, como estamos idealizando o próximo ano? Novos planos? Continuidades? O que sabemos é que uma escolha será efetivada: ou isto ou aquilo!

Habitualmente com a chegada do término de cada ano, elegemos alguns momentos para repensarmos nossa vida de modo geral e assim desejamos/prospectamos mudanças. Sonhamos com “algo melhor” para a vida pessoal e também para nossa trajetória profissional. Contudo, além dos inúmeros desejos, vale ressaltar que, quando planejamos/escolhemos sobre nossa vida cotidiana pessoal/profissional é necessário estabelecer um planejamento para que desejos/motivações possam se transformar em ações.

Mas, afinal o que é planejar? O planejamento é uma “ferramenta” que nos auxilia na prevenção e organização de ações/processos/escolhas, ou seja, tomada de decisões que irão acontecer em um futuro, mais breve e/ou mais longo. Ou seja, planejamento/projetos de vida pessoal/profissional, remetem a olhar para nossa história singular, condições subjetivas, mas também para as condições sócio-econômicas e culturais nas quais estamos inseridos, condições objetivas. Uma integração temporal entre passado, quem fui, entre o momento presente, quem sou e para o futuro, quem quero ser.

A construção desses planejamentos/projetos tem início com o autoconhecimento, com a tomada de consciência de cada história pessoal. O quanto sigo meus projetos ou quanto sigo os projetos do meu contexto familiar? Por exemplo, são questões a serem investigadas. Estudos e pesquisas geracionais, realizados recentemente em países sul-americanos, revelam que os jovens consideram com qualidade mais importante para conseguirem um trabalho terem prévias experiências práticas. Entretanto, seus pais fazem essa aposta acreditando e arriscando opiniões no avanço da escolaridade. São apreciações e projetos que visam/objetivam sucesso pessoal e profissional, mas que divergem nos caminhos a serem seguidos.

Questões dessa natureza precisam ser (re)pensadas seja na primeira escolha profissional ou num (re)planejamento de carreira buscando refletir e “enfrentar” desafios de crescimento, de autoconhecimento e de quais sentidos, significados e emoções que me movem enquanto ser humano, contribuindo sobre maneira para planejamento de projetos de futuro.

Assim sendo, ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro, ainda nos questiona Cecília Meireles. O importante será entender e “aprender” a escolher qual é o meu melhor projeto.

Ou Isto ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles

 

Regina Célia Borges é psicóloga e orientadora profissional, doutoranda e mestre em psicologia pela UFSC. Possui Formação em Orientação Profissional pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, de Florianópolis, Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São Judas Tadeu/SP e Especialização em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Atua em Orientação e Re-reorientação profissional de jovens e adultos, preparação para vestibulares e concursos, Consultoria e Coaching organizacional e do trabalho; Supervisão, Palestras e Workshops Empresarias e Educacionais.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Page generated in 0,417 seconds. Stats plugin by www.blog.ca