lego-serious-play-1-638Jogo Sério – LEGO® Serious Play® aplicado na Orientação Profissional.

Imagine iniciar os seus atendimentos em orientação profissional com uma ferramenta lúdica, divertida e muito profunda. Uma ferramenta que associa a “contação” de histórias, criação de modelos tridimensionais e as infinitas possibilidades criativas que as famosas pecinhas de Lego® podem oferecer. Pois são estas experiências que nós da Futuro – Psicologia e Carreira estamos oferecendo os nossos orientandos ao utilizar a metodologia do LEGO® Serious Play® em nossos processos de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira.

A metodologia surgiu por volta de 1996, quando o presidente da LEGO®,  Kjeld Kirk Kristiansen, necessitava reinventar a empresa que passava por dificuldades e convidou os professores Johan Roos e Bart Victor para pesquisar metodologias inovadores de planejamento estratégico, com o objetivo de pensar o futuro da LEGO® Company. O professor Robert Rasmussen, da área de educação da LEGO®, e outro professor, David Owens, também foram convidados a integrar esta equipe, que acabou por descobrir que a melhor ferramenta para reinventar a LEGO® era utilizar o que eles tinham de melhor: os seus bloquinhos coloridos.

O método LEGO® Serious Play® é um apaixonante processo de construção de modelos tridimensionais e compartilhamentos de histórias, que possibilita uma rápida conexão subjetiva e de representações simbólicas. Quando utilizado na orientação profissional e no planejamento de carreira, facilita a identificação de interesses e a constituição dos elementos centrais da identidade dos orientandos. Criado inicialmente para intervenções em grupos, funciona também nos atendimentos individuais e vale ressaltar que qualquer pessoa consegue construir os seus modelos e criar as suas metáforas, mesmo os que nunca brincaram com peças de LEGO®.

A Futuro – Psicologia e Carreira ainda está dando os primeiros passos ao inserir a metodologia em seus programas de OPC e tem muito a desenvolver e aprimorar em sua aplicação. O que se percebe inicialmente, é que as criações de modelos com LEGO® permitem construir, combinar, destruir, recombinar, fazer conexões e, principalmente, expressar pensamentos e emoções fundamentais no processo de escolha e orientação profissional.  É o jogo sério.

Lucas Franco Freire é Psicólogo e consultor especializado em recursos humanos e em desenvolvimento de jogos. Formado em Coach pelo ICI Integrated Coaching Institute, facilitador certificado na metodologia Lego® Serious Play® e Orientador Profissional pelo Instituto do Ser (SC) . Professor de cursos Tecnológicos e Especializações. Responsável por programas de treinamento e desenvolvimento em grandes organizações.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Page generated in 0,454 seconds. Stats plugin by www.blog.ca