Trabajo-01Ingressando no Mundo do Trabalho: a elaboração do currículo e a carta de apresentação

Muitas pessoas passam 30 anos ou mais da vida exercendo alguma atividade profissional na interação com o mundo e o mercado de trabalho. O exercício da profissão e/ou ocupação escolhida envolve algum forma de relação de trabalho, que pode ser: formal (carteira assinada), informal (sem carteira assinada), funcionalismo público, autônomo, estágio profissional (Lei 11.788/2008), trabalho cooperativo e trabalho virtual Home Office (Lei nº 12.551, de 15 de dezembro de 2011).

Cada um dessas formas de trabalho tem suas características e envolve também as características pessoais, como por exemplo, uma pessoa pode perceber em si potencialidades essenciais para atuar como um profissional autônomo (ter seu próprio negócio), ou perceber essas potencialidades, mas quer mais segurança financeira, então busca um trabalho formal. Por isso, a importância do conhecimento de si e a busca por informações sobre as profissões e/ou ocupações, o mercado de trabalho e os campos/áreas de atuação, para que possa fazer as escolhas adequadas e se organizar para inserir-se no mercado de trabalho.

Dependendo da forma de trabalho escolhida ou procurada para exercer alguma profissão e/ou ocupação, por exemplo, trabalho formal, informal, estágio ou virtual, alguns aspectos são importantes e devem ser cuidadosamente considerados para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

A esse respeito, destacamos aqui o CURRÍCULO e a CARTA DE APRESENTAÇÃO.

O CURRICULUM VITAE (CV) é visto como um cartão de visita e pode ser decisivo para que o candidato seja convidado para participar de um processo de seleção ou entrevista numa oportunidade de trabalho. Por isso, deve ser elaborado com muita atenção e cuidado. O CV precisa conter os seguintes itens: dados pessoais, objetivos pretendidos, formação escolar ou acadêmica, idiomas, conhecimentos em informática, experiência profissional, cursos/atividades complementares (item opcional, pois depende da área pretendida), habilidades e qualificações profissionais (importante para quem não tem experiência profissional).

A CARTA DE APRESENTAÇÃO pode ser entregue junto com o currículo. Nela a pessoa fará uma breve apresentação de si, colocando o cargo pretendido e se dispondo para contato pessoal. Quando o currículo for enviado por e-mail, a carta é imprescindível e estará no corpo do texto, com o currículo em anexo e m formato PDF. No caso do currículo ser preenchido em formulários físicos ou online, às vezes, há um espaço destinado para mais informações ou para falar de si, aonde será escrita essa carta de apresentação. As informações devem estar de forma clara, verdadeira, objetiva e com letra legível (quando for escrito).

Para informações mais detalhadas acerca dos itens que compõem o currículo e os cuidados necessários para o momento de sua elaboração e entrega, bem como da Carta de Apresentação (com exemplos), serão encontradas na Cartilha “Escolha Profissional e Ingresso no Mundo do Trabalho: orientações práticas para ajudar em suas decisões”[1], disponível também no site do Instituto do Ser (http://instserop.com.br/).

 

Cláudia Basso é psicóloga e orientadora profissional, doutora e mestre em psicologia pela UFSC. Possui Formação em Orientação Profissional pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, de Florianópolis. Atua como docente em cursos de pós-graduação latu sensu na Faculdade Dom Bosco (UNIESC) e Formação de Professores – PROFORBAS (IFSC), graduação (FAPAG), técnico e FIC (SENAC) em Florianópolis. Atende jovens e adultos em Orientação para a primeira escolha, Re-orientação profissional e Orientação de carreira a estudantes universitários e profissionais. Desenvolve consultoria, palestras, workshops, mini-cursos e projetos em Orientação Profissional e de Carreira.

[1] A Cartilha foi elaborada em colaboração com uma equipe do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Continente e você pode acessá-la clicando aqui.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

setembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Page generated in 0,429 seconds. Stats plugin by www.blog.ca