Dialogando 02.08 ReginaSegundo semestre do ano de 2016 iniciando. Momento bastante decisivo para os jovens que irão realizar os exames vestibulares e, consequentemente, estarão diante da sua escolha profissional!

Escolha essa que, por vezes, gera muitas dúvidas e angustias diante da variedade profissional contemporânea. Inúmeras opções de carreira e os muitos desmembramentos que cada formação pode proporcionar contribuem para a “agitação”, aumentando ansiedade neste período. Ainda mais que quando fazemos uma escolha estamos “abrindo mão” de outras possibilidades e toda escolha promove uma decorrência.

Então o que devemos ter em mente é que escolhemos muitas vezes a cada dia. E dentre essas escolhas, sejam de ordem mais subjetivas, mais relacionadas às nossas emoções e sentimentos, ou de ordem mais objetiva, por exemplo, que roupa usar? O relevante é conhecer sobre quais critérios de escolha utilizo. Sei reconhecê-los?

Nessa situação analisar quem sou hoje e quem desejo ser no futuro é um caminho inicial a ser definido. Reflexões de como me situo em meu contexto familiar, social, quais são meus valores pessoais, expectativas financeiras, sonhos, condições de realização, como, quando, características da possível profissão serão elementos que contributivos para “desenhar” esse período e caminhar para a escolha profissional.

Assim sendo, de modo geral, como você realiza suas escolhas? Quais posturas são adotadas no momento de efetivar uma decisão? São algumas interrogações que fazem parte do trabalho que o Instituto do Ser -Orientação Profissional, Carreira e Aposentadoria- realiza, de modo bastante personalizado, a cada jovem que ainda não optou/encontrou sua decisão profissional.

Ou seja, temos programas específicos destinados aos jovens, em momento de escolha profissional, viabilizando desde possibilidades de autoconhecimento, informação profissional e até controle emocional diante das “pressões” do vestibular, viabilizando possibilidades de realizarem suas escolhas de forma integrada e consciente, considerando que vivemos constantes processos de mudanças no mercado de trabalho e carreiras, por meio de espaços vivenciais, reflexivos e interativos. Para outras informações acesse nosso site: www.inteserop.com.br, ou ligue: (48) 3024-6030 e solicite outros subsídios para conhecer nosso trabalho.

 

Regina Célia Borges é psicóloga e orientadora profissional, doutoranda e mestre em psicologia pela UFSC. Possui Formação em Orientação Profissional pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, de Florianópolis, Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São Judas Tadeu/SP e Especialização em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Atua em Orientação e Re-reorientação profissional de jovens e adultos, preparação para vestibulares e concursos, Consultoria e Coaching organizacional e do trabalho; Supervisão, Palestras e Workshops Empresarias e Educacionais.

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Page generated in 0,432 seconds. Stats plugin by www.blog.ca