medo-e-risco

Tem gente que só viaja de avião se estiver medicado e existem pessoas que adiam a viagem ao máximo pra não ter que encarar a decolagem. O curioso é que até ganhar na Mega-Sena é mais provável do que morrer em um acidente aéreo. Há uma chance entre 1,2 milhão de seu avião cair. No entanto, os dados não ajudam muito quem tem medo porque não se trata de algo racional.

O que quero mostrar é que medo e risco não possuem uma relação diretamente proporcional. Posso temer muito algo pouco arriscado e não ter medo do que me ameaça. Assim frequentemente ocorre na hora de investir : o medo é uma das emoções mais presentes e impede as pessoas de fazerem boas escolhas financeiras. “Vou perder muito dinheiro? E se não me pagarem? Será que estão me enganando?” são perguntas muito frequentes. Em vez de deixar que isso o paralise, busque as respostas a essas perguntas.

Em finanças, é impossível eliminar todo o risco. Em vez de recuar diante dele, nós o identificamos e vemos como podemos nos proteger. Se o medo bater na hora de investir, não esqueça que você pode estar superestimando os riscos.

 

Fred Marques é planejador e educador financeiro, especialista em Gestão de Investimentos pela Universidade de Genebra (Suíça). Além disso, é certificado em Mercados Financeiros pela Yale University (EUA) e Finanças pessoais pela Universidad Nacional Autónoma de México.

 

O Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira oferece o Programa de Orientação Financeira (PROFIN), para Jovens, Adultos e Aposentados, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância do planejamento financeiro na vida cotidiana. Discutir sobre: O que é o dinheiro e o que ele significa para mim? O que é desejo e o que é necessidade? O que eu faço com dinheiro? Para que eu preciso de dinheiro? Se eu ganhasse mais eu seria mais feliz? Será que se eu ganhar menos serei menos feliz? Estou satisfeito com a relação que meus filhos, meu marido ou esposa, e meus familiares têm com o dinheiro? Será que estou deixando de curtir algumas coisas boas da vida por causa do dinheiro? Existem diferenças entre os gastos de homens e mulheres? Como fazer para economizar para realizar algum sonho?”.

 

 

contato

Fone: (48) 3024-6030
E-mail: institutodoser@gmail.com
Whatsapp: (48) 9 9661-9223

Horário de funcionamento

De segunda á sexta
Das 8h às 18h

Localização

Rua Ver. Guido Bott, 88
Bairro: Santa Mônica
Cep.: 88035-130
Florianópolis/SC

Page generated in 0,979 seconds. Stats plugin by www.blog.ca