psicologos-en-costa-ricaNo último dia 27 comemorou-se no Brasil o Dia do Psicólogo, data que regulamentou a profissão, em 27 de agosto de 1962. Pode-se considerar que se trata de uma profissão nova, se considerarmos um tempo histórico, apenas 53 anos, pouco mais de meio século.

Não poderíamos deixar de comemorar, no Instituto do Ser, uma vez que nossa equipe se constitui de profissionais da área, formados em diferentes tempos, mas todos especializados em Orientação Profissional, por meio do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira, criado há 19 anos.

Hoje a Orientação Profissional no Brasil se desenvolve pela mão de psicólogas e psicólogos, uma vez que a graduação em Psicologia permite este fazer, mesmo que de modo opcional. E assim sendo, torna-se necessária a formação mais aprofundada a cargo de cursos livres, como o aqui mencionado.

Muito caminhamos nos últimos 22 anos, constituindo-se o Instituto do Ser como uma instituição que trabalha especificamente com essa área do conhecimento, além de psicologia clínica com jovens e adultos, mas centrando-se, no caso de OPC, nas questões do trabalho, desde a primeira escolha até a aposentadoria.

Queremos aqui parabenizar todas/os as/os colegas psicólogas/os e as/os que orientadoras/es profissionais que atuam no país, aos que cursaram a formação do Instituto do Ser ou estão em formação, desejando que efetivamente possam contribuir com a população brasileira, nosso compromisso.

Aceitem nosso enorme e fraterno abraço!

 

Marilu Diez Lisboa é Pós-Doutora em Educação (2013), pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGE, do Centro de Ciências em Educação CED, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pós-doutora, pelo Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional DECSPI, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais FCHS/UNESP Campus Franca (2010). Doutora (2002) e Mestre (1995) pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social, PUC-SP. Graduada em Psicologia (1974) pela PUC-RS. Atua nas áreas de Psicologia Social, da Educação e do Trabalho. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior TRACES PPGE UFSC e do Observatório da Vida Estudantil da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. Professora Doutora do Mestrado em Educação PPGE da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC. Fundadora do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira (1992), onde atua como professora e coordenadora do Curso na Formação em Orientação Profissional – A facilitação da escolha, e como Orientadora Profissional e de Carreira. Presidente fundadora da Associação Brasileira de Orientação Profissional ABOP. Organizadora e coautora de livros e autora de artigos científicos e trabalhos apresentados e publicados em congressos nacionais e internacionais. Desenvolve Consultoria em Orientação Profissional para escolas e programas de orientação para a aposentadoria em instituições públicas e privadas. Desenvolve seu trabalho com destaque para os seguintes temas: Juventude, Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria, Projeto de Vida e Profissional, Educação e Trabalho.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Page generated in 0,437 seconds. Stats plugin by www.blog.ca