A HERANÇA FINANCEIRA: DE PAIS PARA FILHOS

0 103

 

Qual a herança financeira os pais deixaram ou deixarão para seus filhos? Muito provavelmente alguns responderão mencionando bens materiais, como casa, apartamento, terra, carro, seguro de vida, etc. Outros poderão responder os estudos. Todos esses bens podem, sim, se constituir como uma herança, mas o que quero com esta pergunta é provocar uma reflexão mais profunda e que está relacionada aos ensinamentos e valores transmitidos e herdados, de geração para geração, sobre as finanças.

Atualmente é recorrente o discurso dos pais: “vou dar ao meu/minha filho(a) o que eu não tive”, “quero que ele(a) tenha o melhor”, “abri uma poupança (ou) comprei um apartamento para ele(a) começar a vida com alguma coisa”, “aumentei meu capital financeiro para deixar uma herança para meu/minha filho(a)”. Nestas falas percebe-se uma preocupação em proporcionar uma vida financeira menos difícil e um desejo, talvez uma cobrança, de que os filhos possam se organizar e cuidar do seu futuro. Mas, será que fazendo isso os pais estão educando financeiramente seus filhos? Quais crenças e valores estão sendo transmitidos e que repercutirão nas decisões dos filhos ao lidarem com o dinheiro? Ou ainda, quem de fato está sendo a(s) referência(s) de seus filhos na questão financeira (são pais, avós, tios…)?

Com estas provocações, você pode estar pensando: é errado querer dar um mimo ou o melhor para meu/minha filho(a)? Acumular capital para ofertar mais conforto e tranquilidade financeira para ele(a)? Até certo ponto não, pois os pais partiram de suas experiências com a família e no contexto socioeconômico da sua época e, também, essas preocupações dizem respeito ao carinho e zelo com os descendentes. O cuidado aqui abordado diz respeito a que essas atitudes não sejam demasiadas e sem limites, a que não haja confusão entre valor, preço e afeto, a que a educação financeira não ocorra de maneira puramente técnica (economicista) e/ou gere uma dependência emocional e financeira. É importante que os pais possam proporcionar aos filhos(as) o desenvolvimento da maturidade emocional para lidar com o dinheiro e fazer boas escolhas.

Lembrem-se pais: a maior herança financeira a ser deixada aos seus(suas) filhos(as) não está somente nos bens materiais e, sim, nos valores, afetos e ensinamentos expressos, principalmente na infância.

No intuito de auxiliar pais e filhos, profissionais, jovens, adultos e aposentados a ter uma vida financeira mais consciente, cuidadosa e saudável, o INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira oferece o Programa de Orientação Financeira (PROFIN) – Programe melhor o seu futuro, onde você contará com a ajuda de profissionais psicólogos capacitados, que irão:

– auxiliar no seu relacionamento com o dinheiro, por meio do autoconhecimento;

– analisar e auxiliá-lo(a) a intervir sobre os aspectos emocionais, afetivos, comportamentais e familiares na sua relação com as finanças;

– ajudar a estabelecer prioridades e objetivos, e organizá-las;

– potencializar a autonomia financeira e o melhor planejamento do seu futuro;

– promover a educação financeira familiar (casais, pais e filhos);

– utilizar-se de uma escuta psicológica.

Para mais informações sobre o PROFIN acesse o site: www.instserop.com.br ou pelo facebook.

 

Cláudia Basso é psicóloga, orientadora profissional e de carreira, doutora e mestre em psicologia pela UFSC. Possui Formação em Orientação Profissional pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, de Florianópolis. Atua como docente em cursos de pós-graduação lato sensu e em cursos superiores e técnicos. Atende jovens e adultos em Orientação para a primeira escolha, Re-orientação profissional, Orientação de Carreira a estudantes universitários e profissionais e Orientação Financeira. Desenvolve consultoria, projetos, palestras, workshops e mini-cursos.

InstSerOP

View all contributions by InstSerOP

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Page generated in 0,446 seconds. Stats plugin by www.blog.ca