email2-01

1ª Turma em Belo Horizonte/MG – CONFIRMADA!

0 960

 

 

 

 

logos-01-01-01

 

Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira – a facilitação da escolha –

 Início do Curso: 23 e 24 de Junho de 2018

TURMA CONFIRMADA!

 

1ª Turma em Belo Horizonte/MG

Inscrições Abertas

1   POR QUE DEVO PARTICIPAR DESTA FORMAÇÃO

A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) tem se caracterizado cada vez mais como um trabalho interdisciplinar, onde vários profissionais são chamados a responderem a demanda de jovens e adultos que estão em busca de seu futuro profissional ou de novas carreiras.

 

A dúvida na hora de escolher uma profissão não é mais privilégio de adolescentes às vésperas do exame vestibular. Adolescentes que não têm acesso à universidade e adultos em meio de carreira também se questionam e decidem buscar ou mudar o rumo da sua vida profissional. Assim, necessitam de uma orientação sobre que rumos tomarem no sentido de tornarem-se melhores profissionais e sentirem-se mais realizados.

Por outro lado, jovens e adultos são confrontados, cada vez mais, com a necessidade de responsabilizarem-se pela sua escolha profissional, frente às transformações do mundo do trabalho atual.

O papel do orientador profissional é o de facilitador do processo de escolha, devendo oferecer à população condições de se conhecer melhor e ao mundo do trabalho em constante transformação, para então poder escolher com maior autonomia.

 

2  PARA QUE FAZER ESTA FORMAÇÃO

O curso proposto tem por objetivo formar profissionais com uma visão crítica e abrangente da realidade do mundo ocupacional e do trabalho, com condições de atuarem como facilitadores conforme suas competências, habilidades e formação escolar, no ambiente organizacional, educacional ou clínico. A facilitação da escolha poderá permear os diferentes momentos da vida das pessoas, desde a primeira escolha profissional/acadêmica, reorientação profissional, gestão de carreira, incluindo o processo de aposentadoria.

Os participantes obterão a qualificação e formação teórica, técnica e prática em Orientação Profissional e de Carreira, destinada a profissionais engajados no processo de escolha, da reorientação profissional ou da gestão da carreira, de jovens e adultos.

 

3  A QUEM SE DESTINA

Psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, administradores, professores e demais profissionais que atuam na área de ensino, na área de recursos humanos, gestão de pessoas, gestão e planejamento de carreiras, programas de preparação para a aposentadoria, orientadores profissionais e estudantes de áreas afins (psicologia, pedagogia, administração) e demais interessados pelo tema.

 

4   TEMAS CONTEMPLADOS NO PROGRAMA

 

MÓDULO I

  • Análise histórica da Orientação Profissional no Brasil e no mundo ocidental.
  • Sobre identidade: a constituição da identidade pessoal e profissional.
  • Orientação profissional para a primeira escolha.
  • Trabalho e compromisso social.

 MÓDULO II

  • As diferentes abordagens em OPC: Educacional, Clínica e Organizacional.
  • Planejamento de processos de Orientação Profissional e de Carreira.
  • Programa de Orientação Profissional Intensivo: planejamento e técnicas.

MÓDULO III

  • Orientação Profissional para a(s) juventude(s).
  • Preparação para o ingresso no ensino superior.
  • A família no processo de orientação do jovem.
  • A entrevista em OP: primeira escolha.

 MODULO IV

  • Orientação de Carreira para jovens e adultos.
  • Preparação para o ingresso mundo do trabalho: a OP em cursos universitários.
  • Orientação Profissional/Carreira para profissionais de nível médio.

MÓDULO V

  • Orientação Profissional e o mundo do trabalho: análise de contexto.
  • O sistema econômico e suas repercussões na sociedade civil e na vida laboral.
  • Os modos de inserção no mundo do trabalho e as relações daí advindas.
  • Orientação profissional voltada para adultos: reorientação e planejamento de carreira.

MÓDULO VI

  • O Vestibular e as novas formas de ingresso no Ensino Superior.
  • Projeto de vida e profissional: educação empreendedora.
  • Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) 1ª etapa.

MÓDULO VII

  • PROFIN – Programa de Orientação Financeira.
  • Aposent-AÇÃO – Programa de Orientação para a Aposentadoria.
  • Métodos, Técnicas e Jogos em processos de Orientação Profissional e de Carreira.
  • Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) 2ª etapa.

  

5  INFORMAÇÕES GERAIS

 Coordenação Geral/Realização – Instituto do Ser Orientação Profissional e de Carreira – Florianópolis/SC

Psicóloga Dra Marilu Diez Lisboa

CRP 12/11119 – instserop@instserop.com.br

Coordenação Executiva – IBH Instituto de Orientação Profissional de BH

Terezinha de Cássia Andrade Moura – Orientadora Profissional e de Carreira

(031) 9 96194659 (vivo) – carreirastop@gmail.com

 

Carga horária: 240 horas/aula – incluindo estudos orientados

 

Local de realização das aulas: Escola de Formação Gerencial do Sebrae – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – Belo Horizonte/MG

Horário das aulas: Sábados (8h30 às 12:30) e (14h às 18:30) – Domingos (8h30 às 14h)

Período das Inscrições: até 15/06

Inscrições: http://instserop.com.br/1a-turma-belo-horizontemg/

Vagas Limitadas: para assegurar o aprofundamento das discussões e vivências em sala de aula, a turma será composta por, no máximo, 24 participantes, inscritos conforme o prazo estabelecido para a inscrição.

A confirmação da inscrição se dará mediante o pagamento do valor da matrícula (identificado), no prazo estabelecido, e o envio dos documentos exigidos pelo Instituto do Ser (Florianópolis).

 

Investimento

tabela preços bh

 

  • Incluso material didático, pasta e coffee break.
  • Será concedido desconto especial no valor da mensalidade, para associados e/ou funcionários de instituições parceiras.
  • ( 1 ) O pagamento da inscrição será realizado até o dia 15/06/18, por meio de transferência bancária para Banco Inter –  Código do Banco 077 – Conta Corrente 827936-5 – Agência 0001-9 – CPF 384.503.306-10  –  Depósito Identificado: Curso Formação OPCABH
  • ( 2 ) O pagamento das mensalidades será realizado por meio de 15 cheques pré-datados, emitidos no dia do evento, com vencimento mensal a partir de 10 de maio de 2018.

 

 

7 Cronograma – Aulas Presenciais

datas cronograma bh

 

 

 

 

 

Documentos Necessários Para Efetivação da Inscrição

Preenchimento do Formulário de Inscrição disponível no link http://instserop.com.br/1a-turma-belo-horizontemg/

  • Comprovante de pagamento da matrícula.
  • Cópia do diploma (frente e verso) ou comprovante de matrícula, em caso de estudantes.
  • Cópia de Identidade Profissional

Certificado de Participação: o certificado de participação será concedido aos participantes que obtiverem presença mínima de 75% às aulas presenciais e apresentação do TCC.

 

Informações Complementares

O Instituto do Ser se compromete, em caso de alteração da data de início do Curso ou cancelamento – na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à formação da turma: garantir ao participante, sem a cobrança de qualquer correção, a devolução do valor da inscrição caso o curso de formação seja cancelado. Do contrário, não haverá restituição, porém, o aluno, na situação de desistência, poderá, caso deseje, solicitar que sua inscrição seja transferida para a turma seguinte, caso haja. Para pessoas de outros Estados ou Municípios, sugerimos certifiquem-se sobre a confirmação da data de início do Curso de Formação, antes de se comprometerem com despesas de viagem.

 

Eventuais Diferenças entre Turmas

As eventuais diferenças existentes entre as turmas se devem a questões regionais, número de professores convidados – dependendo da disponibilidade de cada região, bem como distâncias para a locomoção dos docentes. A estrutura e o número de horas/aula com as professoras titulares se mantém.

 

    9   DOCENTES TITULARES

Psicóloga Doutora Marilu Diez Lisboa – CRP: 12/11119. Transferido do 07/0612 (currículo lattes). Orientadora profissional e de Carreira. Mestre e doutora em Psicologia Social – PUC-SP. Pós-doutora com pesquisa sobre Juventude, Trabalho e Desemprego – UNESP – Campus Franca-SP. Diretora fundadora do INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira. Coordenadora e professora do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha, ministrado pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira. Consultora em projetos de desenvolvimento humano/profissional junto aos órgãos públicos federais: SRF-MF, MTE, INSS, INPE, IPEM, ANATEL, Banco do Brasil, Banco Central, Caixa Econômica Federal, entre outros federais, estaduais e municipais. Consultora junto a escolas particulares na orientação a professores e pais de alunos em Orientação Profissional e de Carreira. Presidente-fundadora da ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissional Organizadora e coautora de livros de Orientação Profissional e artigos científicos nessa área do conhecimento.

Psicóloga Doutora Dulce Helena Penna Soares – CRP: 12/096 (currículo lattes). Psicóloga e Orientadora Profissional, de Carreira e para Aposentadoria, Psicodramatista. Professora aposentado do Programa de Pós-Graduação e de Graduação em Psicologia da UFSC e coordenadora do Laboratório de Informação Profissional LIOP/UFSC. Mestre em Psicologia da Educação, dissertação em OP, UFRGS. .Doutora em Psicologia Clínica, com tese em OP, Strasbourg – França. Pós Doutora com pesquisa sobre Aposentadoria e tempo livre no GPPC/ UFRGS. Autora, organizadora e coautora de livros e artigos científicos em OPCA. Presidente, 1997/99, tesoureira, 2001/03 e atual conselheira da ABOP.

 

10  PARCEIROS

 

logos site-01

 

 

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

 

 

 

 

 

InstSerOP

View all contributions by InstSerOP

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

junho 2018
S T Q Q S S D
« abr    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Page generated in 1,182 seconds. Stats plugin by www.blog.ca