Orientação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha

1ª TURMA – BELO HORIZONTE – 2018/2019 – Inscrições Abertas.

TURMA CONFIRMADA!

Início:  23 e 24 de Junho
Coordenação Geral – Florianópolis: Psic. Dra. Marilu Diez Lisboa – CRP 12/11119
E-mail: institutodoser@gmail.com
Coordenação da turma – Belo Horizonte –IBH Instituto de Orientação Profissional de BH
Terezinha de Cássia Andrade Moura – Orientadora Profissional e de Carreira
(031) 9 96194659 (vivo) – carreirastop@gmail.com
Carga horária: 240h/aula
Local de realização das aulas: Escola de Formação Gerencial do Sebrae – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – Belo Horizonte/MG
Horário das aulas: Sábados (8h30 às 12:30) e (14h às 18:30) – Domingos (8h30 às 14h)
Período das Inscrições:  até 15 de junho.
Vagas Limitadas: para assegurar o aprofundamento das discussões e vivências em sala de aula, a turma será composta por, no máximo, 24 participantes, inscritos conforme o prazo estabelecido para a inscrição.
A confirmação da inscrição se dará mediante o pagamento do valor da matrícula (identificado), no prazo estabelecido, e o envio dos documentos exigidos pelo Instituto do Ser (Florianópolis).

PRÉ-INSCRIÇÃO
Para se inscrever no curso, preencha o formulário CLICANDO AQUI!
Ao abrir o formulário de Pré-Inscrição, clique no campo PRÓXIMA, para iniciar o preenchimento. Após o preenchimento e envio, você receberá um e-mail para o processo de finalização da sua inscrição. Caso tenha problema para visualizar ou responder o formulário, envie um e-mail para cursobh.opca@gmail.com

Cronograma (aulas presenciais):

2018
Junho – 23 e 24
Agosto – 25 e 26
Novembro – 10 e 11

2019
Fevereiro – 16 e 17
Abril – 27 e 28
Junho – 29 e 30
31 de Agosto e 01 Setembro

* Nos meses em que não houver aula presencial serão realizados estudos orientados pelas professoras

INSCRIÇÕES
Taxa de Inscrição: R$ 250,00 (incluindo material didático do curso).

INVESTIMENTO – MENSALIDADES
Pessoa Jurídica: R$ 560,00
Profissionais: R$ 445,00
Profissionais (que não completaram um ano de formados): R$ 410,00
Estudantes (dos últimos semestres dos cursos afins com o tema): R$380,00

 Incluso material didático, pasta e coffee break.

  • Será concedido desconto especial no valor da mensalidade, para associados e/ou funcionários de instituições parceiras.
  • ( 1 ) O pagamento da inscrição será realizado até o dia 15/06/18, por meio de transferência bancária para Banco Inter –  Código do Banco 077 – Conta Corrente 827936-5 – Agência 0001-9 – CPF 384.503.306-10  –  Depósito Identificado: Curso Formação OPCABH
  • ( 2 ) O pagamento das mensalidades será realizado por meio de 15 cheques pré-datados, emitidos no dia do evento, com vencimento mensal a partir de 10 de maio de 2018.

 

VAGAS LIMITADAS para assegurar o aprofundamento das discussões e vivências.
Documentos solicitados para efetuar a inscrição:
– Curriculum Vitae
– Cópia do diploma (frente e verso, ou comprovante de matrícula no caso dos graduandos)
– Documento de Identidade Profissional
– Carta de motivação
– Cheque com o valor da inscrição ou comprovante de depósito

CERTIFICADO: para ter direito ao certificado é exigida presença de no mínimo 75% nas aulas e apresentação do TCC.

O Instituto do Ser se compromete, em caso de alteração da data de início do Curso ou cancelamento – na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à formação da turma: garantir ao (à) aluno(a), sem a cobrança de qualquer correção, a devolução do valor da inscrição caso o curso de formação seja cancelado. Do contrário, não haverá restituição, porém, o aluno, na situação de desistência, poderá, caso deseje, solicitar que sua inscrição seja transferida para a turma seguinte, sob a condição de reajuste de custo, caso houver. Para pessoas de outros Estados ou Municípios sugerimos que os interessados certifiquem-se através de e-mail sobre a confirmação da data de início do CURSO DE FORMAÇÃO antes de comprar passagens aéreas ou terrestres e realizar despesas de outra ordem (reservas, hospedagens).

CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA – A FACILITAÇÃO DA ESCOLHA

Realização: INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira

A Orientação Profissional ou de Carreira tem se caracterizado cada vez mais como um trabalho interdisciplinar, onde vários profissionais são chamados a responderem a demanda de jovens e adultos que estão em busca de seu futuro profissional ou de novas carreiras.

A dúvida na hora de escolher uma profissão não é mais privilégio de adolescentes às vésperas do exame vestibular. Adolescentes que não têm acesso à universidade e adultos em meio de carreira também se questionam e decidem buscar ou mudar o rumo da sua vida profissional. Assim, necessitam de uma orientação sobre que rumos tomar no sentido de tornarem-se melhores profissionais e sentirem-se mais realizados.

Por outro lado, jovens e adultos são confrontados, cada vez mais, com a necessidade de responsabilizarem-se pela sua escolha profissional, frente às transformações do mundo do trabalho atual.

O papel do orientador profissional é o de facilitador do processo de escolha, devendo oferecer à população condições de se conhecer melhor e ao mundo do trabalho em constante transformação, para assim poder escolher com maior autonomia.

O curso proposto tem por objetivo formar profissionais com uma visão crítica e abrangente da realidade do mundo ocupacional e com condições de atuarem dentro de suas competências, e de acordo com o seu papel com base em sua formação, dentro de empresas, escolas ou outras instituições no planejamento de projetos individuais ou institucionais de orientação profissional e de carreira.

OBJETIVO DO CURSO
Formação teórica, técnica e prática em Orientação Profissional e de Carreira, destinada a profissionais engajados no processo de escolha de jovens e adultos.

PÚBLICO ALVO
Psicólogos, Pedagogos e profissionais de áreas afins, que trabalhem diretamente com as questões da escolha profissional de jovens e adultos. Também destinado a alunos do último ano destes cursos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1
Análise histórica da Orientação Profissional no Brasil e no mundo ocidental.
Sobre identidade: a constituição da identidade pessoal e profissional.
Orientação profissional para a primeira escolha.
Trabalho e compromisso social.

MÓDULO 2
As diferentes abordagens em OPC: Educacional, Clínica e Organizacional.
Planejamento de processos de Orientação Profissional e de Carreira.
Programa de Orientação Profissional Intensivo: planejamento e técnicas.
MÓDULO 3
Orientação Profissional para a(s) juventude(s).
Preparação para o ingresso no ensino superior.
A família no processo de orientação do jovem.
A entrevista em OP: primeira escolha.
MODULO 4
Orientação de Carreira para jovens e adultos.
Preparação para o ingresso mundo do trabalho: a OP em cursos universitários.
Orientação Profissional/Carreira para profissionais de nível médio.
MÓDULO 5
Orientação Profissional e o mundo do trabalho: análise de contexto.
O sistema econômico e suas repercussões na sociedade civil e na vida laboral.
Os modos de inserção no mundo do trabalho e as relações daí advindas.
Orientação profissional voltada para adultos: reorientação e planejamento de carreira.
MÓDULO 6
O Vestibular e as novas formas de ingresso no Ensino Superior.
Projeto de vida e profissional: educação empreendedora.
Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) 1ª etapa.
MÓDULO 07
PROFIN – Programa de Orientação Financeira.
Aposent-AÇÃO – Programa de Orientação para a Aposentadoria.
Métodos, Técnicas e Jogos em processos de Orientação Profissional e de Carreira.Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) 2ª etapa.
EVENTUAIS DIFERENÇAS ENTRE AS TURMAS
As eventuais diferenças existentes entre as turmas se devem a questões regionais, número de professores convidados – dependendo da disponibilidade de cada região, bem como distâncias para a locomoção dos docentes. A ESTRUTURA e o NÚMERO DE HORA/AULA COM AS PROFESSORAS TITULARES se mantém.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Instituto do Ser se compromete, em caso de cancelamento do Curso,  devolver a(o) aluno(a), sem a cobrança de qualquer correção, o valor da inscrição. Se a iniciativa for do aluno, não haverá restituição. Porém, o aluno, na situação de desistência, poderá solicitar que sua inscrição seja transferida para a turma seguinte, sob a condição de reajuste do valor, caso houver.
Poderá ocorrer adiamento da data de início do curso, por não ter sido atingido o número mínimo de alunos necessários à formação da turma.
Para pessoas de outros Estados ou Municípios sugerimos que os interessados se certifiquem por e-mail, sobre a confirmação da data de início do CURSO DE FORMAÇÃO antes de comprar passagens aéreas ou terrestres e realizar despesas de outra ordem (reservas, hospedagens).

PROFESSORAS

Marilu Diez Lisboa – CRP: 12/11119. Transferido do 07/0612 (currículo lattes)
Orientadora profissional e de Carreira.
Mestre e doutora em Psicologia Social – PUC-SP.
Pós doutora com pesquisa sobre Juventude, Trabalho e Desemprego – UNESP – Campus Franca-SP.
Diretora fundadora do INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira
Coordenadora e professora do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha, ministrado pelo INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira.
Consultora em projetos de desenvolvimento humano/profissional junto aos órgãos públicos federais:  SRF-MF, MTE, INSS, INPE, IPEM, ANATEL, Banco do Brasil, Banco Central, Caixa Econômica Federal, entre outros federais, estaduais e municipais.
Consultora junto a escolas particulares na orientação a professores e pais de alunos em Orientação Profissional e de Carreira.
Presidente-fundadora da ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissional.
Organizadora e co-autora de livros de Orientação Profissional e artigos científicos nessa área do conhecimento.

Dulce Helena Penna Soares – CRP: 12/096 (currículo lattes)
Psicóloga e Orientadora Profissional, de Carreira e para Aposentadoria.
Psicodramatista.
Professora do Programa de Pós-Graduação e de Graduação em Psicologia da UFSC e coordenadora do Laboratório de Informação Profissional LIOP/UFSC.
Mestre em Psicologia da Educação, dissertação em OP, UFRGS.
Doutora em Psicologia Clínica, com tese em OP, Paris – França.
Pós-Doutora com pesquisa sobre Aposentadoria e tempo livre no GPPC/ UFRGS
Autora, organizadora e co-autora de livros e autora de artigos científicos em OP.
Presidente, 1997/99, tesoureira, 2001/03 e atual conselheira da ABOP.

CONTATO E MAIS INFORMAÇÕES
(31) 9 9619-4659 (vivo) – BH
cursobh.opca@gmail.com

PRÉ-INSCRIÇÃO
Para se inscrever no curso, preencha o formulário CLICANDO AQUI!
Ao abrir o formulário de Pré-Inscrição, clique no campo PRÓXIMA, para iniciar o preenchimento. Após o preenchimento e envio, você receberá um e-mail para o processo de finalização da sua inscrição. Caso tenha problema para visualizar ou responder o formulário, envie um e-mail para cursobh.opca@gmail.com

contato

Fone: (48) 3024-6030
E-mail: institutodoser@gmail.com
Whatsapp: (48) 9 9661-9223

Horário de funcionamento

De segunda á sexta
Das 8h às 18h

Localização

Rua Ver. Guido Bott, 88
Bairro: Santa Mônica
Cep.: 88035-130
Florianópolis/SC

Page generated in 0,342 seconds. Stats plugin by www.blog.ca